Wednesday, August 23, 2006

Na China: Procura desesperada por um creme de leite em Pequim


Esses dias, de tão estressante, chegou a ser cômico. Eu, desesperada, atrás de um (simples?) creme de leite.

Pus a interrogação no "simples" porque na China, especialmente em Pequim, nada é "simples". Nem pra achar um creme de leite - eu queria apenas fazer um molho branco pra uma massa italiana aqui em casa... (diga-se de passagem, também tenho que viajar quilômetros pra comprar a tal massa)

Bem, no fim, após ter que pegar uma condução daqui de casa pra ir até o supermercado americano Walmart (30 minutos de metrô), consegui o bendito creme de leite. Brinco aqui dizendo que creme de leite pra nós, brasileiros, já virou um presente - e de luxo - na China.

Cito esse exemplo, mas aqui é tudo complicado mesmo. Sem exageiros. Tudinho.

Pra começar pela comunicação - tudo escrito em mandarim. Então, no supermercado, é uma dificuldade pra se saber o que se está comprando, se está se comprando a coisa certa etc etc etc. Primeiro de tudo, tenho que viajar pra achar um super que tenha comidas ocidentais - outro problema. Depois, pra fazer compras, com raríssimas exceções, sempre se tem que barganhar aqui. Às vezes, dependendo, os vendedores chineses chegam a aumentar o preço 10 vezes mais do que deveria ser - principalmente quando se é estrangeiro!

Exemplo: fui comprar uma calça jeans esses dias. O primeiro preço que eles me deram foi de mil yuans (equivalente a uns 250 reais). Resumo, após uma exaustiva maratona de "barganhamento" consegui a calça por 100 yuans (25 reais!!!) .

E assim vai. Pequim é assim. Cansativo demais. Complicado demais. Demorado demais.

Mas, sabe, apesar de tudo, a experiência é, sim, fascinante (desde que eu saiba que não preciso ficar aqui para sempre!).

3 Comments:

At 8/23/2006 8:14 AM, Anonymous Anonymous said...

E aih, Jô!
Funcionou mesmo a barganha hein! hehe
Bjao!

 
At 8/29/2006 8:52 AM, Anonymous Anonymous said...

Jô, na próxima vez que quiseres creme de leite e outras especiarias ocidentais faço umas comprinhas aqui no BIG e te mando tá? só não garanto que vai chegar. :p

E a calça saiu baratíssima, tu não muda mesmo, em qualquer lugar do mundo é a mesma Jô que conheci, ainda bem.

Meu site tá no ar, divulga por aí. :)

beijoka
love u

 
At 9/05/2006 7:34 AM, Anonymous Anonymous said...

É incrivel ver de perto a persistencia e a breve conquista de um sonho de uma amiga. Esse teu exemplo com certeza é uma lição de vida pra mim jô!
Tô triste aqui, pq fico longe de uma "baita" amigona.
Só tenho mais uma coisa pra falar, o de sempre... te comporta, juizo! Aproveita cada dia deste mundo que tu escolheu pra ti. muitos beijos, sabrina.

 

Post a Comment

<< Home