Thursday, August 17, 2006

Na China: Chá-peteca-soneca



Já estou aqui há quase quatro meses, mas meus primeiros dias foram no Hotel da Amizade de Pequim.

Lá, toda manhã eu poderia ter certeza de uma coisa. Um funcionário do hotel teria deixado na minha porta uma garrafa térmica com água quente. Claro. É pro sagrado chá!

Aqui, todo mundo toma chá, o tempo todo, como água.

No meio da mesa da minha sala havia três coisas: chá, xícara de chá, pote pro chá.

Até mesmo a moça do elevador do meu prédio atual está sempre acompanhada da sua garrafinha de chá. O motorista do ônibus, o porteiro, a menina que vai passear no parque. Todos.

A garrafinha do chá é imprescindível! Extremamente necessária.

Numa reunião esses dias havia tea-break. Não era nem cofee-break, era tea -break mesmo! Tava lá escrito assim.

No meu trabalho, enquanto os estrangeiros têm na sua mesa uma caneca pro café, os chineses todos a tem pro seu chá. Mas é verdade que alguns estrangeiros já aderiram ao chá também. Eu particularmente ainda não.

Passando do chá pra peteca.

Peteca? Sim! Na hora do almoço, das 11:30 às 2 horas, seja uns minutos antes ou depois do almoço, brincar um pouquinho com a peteca - no meio do escritório - faz parte da rotina de muitos chineses.

É sensacional.

Mas os mais jovens preferem jogar raquetes nesse tempo. É.

E a sesta? Aqui, todo mundo sesteia. Descobri isso em um dos primeiros dias de trabalho. Voltei pro escritório e não tive onde sentar. Alguém havia pegado minha cadeira pra juntar com outras transformando em cama! É sério. Taí na foto a prova. Todo mundo tava dormindo no meio do escritório. Uma senhora até acompanhada de cobertor...

Bem, ao menos 30 minutinhos de soneca após almoço é sagrado aqui. E não ouse perturbar!

Conto mais depois.

3 Comments:

At 8/22/2006 8:25 PM, Anonymous Anonymous said...

OI amigona!

vim aqui deixar teu primeiro comentário. adorei o blog e adorei o texto, jóia. escreve sempre pra gente saber de ti e da China!
Muito estranhos e pitorescos os costumes, imagino tua cara quando chegou e viu todo mundo dormindo nas cadeiras.

Apesar da distância nossa amizade continua firme e forte.

te adoro muito Jô.

se cuida. beijão!

 
At 9/06/2006 8:12 PM, Anonymous Anonymous said...

E aiiii amadaaaaa!!!
Quanta saudade!!! Amei o blog!!! Sem palavras!!! Mas quero dizer que embora a distäncia, estou aqui sempre torcendo por ti!!! Para que tu alcance o pico da pirämide e que de lá nunca mais saias, pois lá é o teu lugar e sempre será.
Te amooo mtoooo
Te cuida e beijos da pessoa que te considera muito!!!!

 
At 10/14/2006 12:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Giovana! Adorei teus comentários sobre a China e adorei saber que estas feliz , fazendo o que gostas.Meu e-mail é:jaguarevitola@bol.com.br.Quando quizer manda um alo, que vou curtir muito receber alguma coisa pessoal do outro lado do mundo.Beijos Jaguarê

 

Post a Comment

<< Home